Gastronomia – Hambúrguer Gourmet

Olá,

Amo cozinhar e adoro chamar os amigos para experimentar minhas aventuras culinárias. Foi essa paixão que despertou em mim e minha cunhada  Mari, a vontade de criarmos uma confraria Gourmet 😀 Todo mês acontece um jantarzinho no final de semana, que uma vez é na minha casa e uma vez na casa dela.

Esse mês o jantar foi aqui em casa e meu marido se jogou na idéia! Decidimos fazer um Hambúrguer Gourmet e vim compartilhar a receita com vocês.

hamburguer gourmet leidi turatti 4

hamburguer gourmet leidi turatti

Escolhendo o Bacon:

Tem uma diferença entre o bacon normal e o bacon de pernil. Precisa ser o bacon de pernil porque, além do sabor diferenciado, ele é bem mais fácil de ralar no ralador. Você pode pedir no açougue para eles moerem o contra filé e o bacon juntos mas, será muito difícil encontrar um lugar que faça isso. A maioria dos açougues não adotam essa prática para prevenir a contaminação cruzada.

bacon

PREPARAÇÃO do Hambúguer:

raladorTem um ralador de cozinha em casa? Então, pega o ralador e rala uma cebola. Em seguida, rala o bacon de pernil também. Guarda um pouquinho de gordura do bacon de pernil, vamos usar depois. Em seguida, misture a cebola ralada e o bacon de pernil ralado no contrá filé moído. Põe a mão na massa e mexe até tudo ficar bem encorporado. Em seguida, coloque aprox. 1 xícara do molho Hunt’s Hickory e mexa bastante novamente. { NÃO COLOQUE sal, nem tempero! Qualquer coisa que você colocar agora, vai estragar o sabor. Depois vamos temperá-lo. }

Agora pegue essa massa e vai montando bolinhas achatadas, tipo hambúrguer. Pra saber qual o tamanho deve ser, se baseie no tamanho do pão de hamburguer. Coloque-as numa travessa e leve à geladeira. { É importante a carne ir pra geladeira, pois ao esfriar ela ganha mais consistência, mais rigidez e não corre o risco de desmanchar enquanto estiver grelhando. }

Pegue as outras duas cebolas roxas e corte em fatias. Adicione um pouco do molho Hunt’s Hickory até elas ficarem bem “lambuzadas”. Coloque-as numa vasilha e reserve.

Corte a mussarela em fatias meio grossas, tipo meio centímetro e reserve. Lave a alface americana, escorra e reserve. Corte o tomate caqui e reserve.

IT’S SHOWTIME!

Chegou a hora de fazer nosso hambúguer! ❤

Primeiro vamos preparar a cebola. Coloque aquele pedaço de gordura do bacon numa panela e deixe derreter. Em seguida coloque a cebola coberta com molho Hunts e deixe refogar. Vai mexendo de vez em quando e assim que ela amolecer e estiver bem cozida, está pronta. Desligue o fogo.

Pegue uma frigideira de fundo grosso e uma frigideira comum (aquelas de fritar ovo). Se você não tiver uma frigideira de fundo grosso boa ou uma churrasqueira ao bafo, isso vai afetar muito o sabor da carne. A qualidade da frigideira afeta diretamente o preparo do hambúrguer e consequentemente o sabor.

frigideira leidi turatto

GRELHANDO A CARNE: Esquente a frigideira ao máximo (sem óleo). Fogo altíssimo. A frigideira tem que estar super quente. Quando estiver bastante quente coloque um pouco de óleo e adicione o hambúrguer. ATENÇÃO: apenas 2 hambúrgueres por vez ok? Não mexe na carne. Vamos temperar! Salpique um pouco de sal (se tiver o sal rosa do Himalaia) e um pouco de pimenta do reino. Deixa ela dourar bastante até quase queimar. Como a foto acima. Agora vira do outro lado. Novamente, salpique um pouco de sal e um pouco de pimenta do reino. Coloque um pouco de molho Hunt’s. Deixa dourar um pouco e em seguida, coloque uma fatia de mussarela em cada hambúrguer. Tampe com uma panela e vá conferindo. Esse bafo vai fazer o queijo derreter. Assim que derreter, tire a tampa e deixei o hambúrguer grelhar mais um pouco.

SELANDO O PÃO: corte o pão ao meio e vire as duas partes de dentro sobre a frigideira (sem óleo, sem nada). Vai apertando aos pouquinhos e quando estiver bem crocante como na foto acima, está pronto.

PRONTINHO! 😀 Passe uma camada de maionese no pão, coloque a carne, em seguida a cebola, depois o tomate, e o alface. Olha como ficou lindo:

* meu pão “selado” passou um pouco do ponto, eu sei  rsrs mas, estava delicioso mesmo assim.

hamburguer gourmet leidi turatti 2 hamburguer gourmet leidi turatti 3 hamburguer gourmet leidi turatti 4

De longe, foi o MELHOR hambúrguer que já comi na minha vida. Nunca comi algo parecido. Tem MUITO sabor e tudo fresco sabe? Vou sonhar um mês com esse hambúrguer ❤

Para a maionese e ketchup, sugiro esses:

ketchup heinzmaionese heinz

Gostaram? Se vocês quiserem, depois eu passo a receita da batata! 😉

bjs, leidi

7 comentários sobre “Gastronomia – Hambúrguer Gourmet

  1. Queria eu ter essa habilidade amiga, no
    máximo que sai aqui é um frango assado haha! Até tenho vontade de aprender mas meu marido só gosta de arroz e bife ( graças a Deus) então nem me esforço muito😂

    Mas só de olhar me deu fome!!!

    Curtir

  2. Ahhh, mas é muito prendada essa nossa amiga!!
    Tá com a cara muito boa, e temos certeza que o sabor está fazendo jus à imagem srs
    A gente só tiraria o bacon, porque a gente não come carne de porco, mas com certeza vai ficar gostoso também..
    Adoramos o post, suuuuper bem feitinho, bem montado, bem explicado..
    Enfim, PERFEITO!!
    Arrasou.
    Beeeejos

    Curtido por 1 pessoa

Comente aqui!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s